Europa de A a Z

Fundação Europeia para a Formação (FEF)

Criada em 1990, é uma agência europeia descentralizada, com sede na cidade italiana de Turim, tendo como objectivo contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de formação profissional reforçando a cooperação nesse domínio assegurando, igualmente, a coordenação da ajuda aos países elegíveis. Esta agência entrou em funcionamento em 1994 e conta com um orçamento anual de cerca de 18 milhões de euros e com 130 funcionários.

Desde a sua criação até 2000 a cobertura geográfica do seu mandato tem aumentado, gradualmente, e as suas actividades abrangem os países candidatos à adesão à União Europeia, Países dos Balcãs Ocidentais, Países da Europa Oriental e da Ásia Central e Países parceiros mediterrânicos. Actualmente, a Fundação trabalha com 31 países.

A FEF ajuda os países parceiros a modernizar os seus sistemas de educação e de formação proporcionando, assim, aos seus cidadãos as qualificações e as competências necessárias numa economia e sociedade cada vez mais dinâmicas.

O seu principal objectivo é o da Formação Profissional, quer seja inicial ou permanente, e quer se refira aos jovens ou aos adultos. A actividade da Fundação compreende inúmeras iniciativas, mas foca-se nos três objectivos fundamentais de facilitar a transição da escola para o mercado de trabalho, de promover o empreendedorismo e de defesa da inclusão social e igualdade de género.

A FEF é uma instituição com personalidade jurídica e sem fins lucrativos. No âmbito das suas competências, a FEF trabalha para todos os Serviços da Comissão, incluindo a Direcção Geral (DG) Educação e Cultura, que é a respectiva Direcção Geral de tutela, mas também a DG Relações Externas, a DG Alargamento, EuropeAid, bem como a DG Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades.

Autor
Regina Bastos
Co-Autor(es)
André Machado
Definições relacionadas: