Europa de A a Z

Eurostat

O Eurostat é o serviço de estatística da União Europeia. O Eurostat corresponde organicamente a uma das Direcções-Gerais da Comissão Europeia e está sediado no Luxemburgo.

A principal missão do Eurostat consiste em fornecer à União Europeia um serviço de informação estatística de elevada qualidade, recolhendo e tratando para esse fim informações relativas quer aos Estados-Membros da União quer às suas regiões.

O Eurostat é uma das mais antigas Direcções-Gerais da Comissão Europeia. Com efeito, desde o início do processo de construção europeia que se sentiu a necessidade de dotar a União de um serviço que fosse capaz de fornecer estatísticas fiáveis, eficazes e objectivas. Estas estatísticas são necessárias, por um lado, para um correcto processo de análise e de tomada de decisão a nível comunitário, nacional e regional. Por outro lado, são também necessárias para fundamentar a tomada de decisões dos empresários e dos diferentes agentes económicos e para uma correcta formação da opinião pública, nomeadamente no que diz respeito à avaliação por ela feita dos resultados da acção política. As estatísticas permitem assim dar resposta a questões concretas, tais como, por exemplo: Actualmente, o nível do desemprego diminui ou aumenta? As emissões de CO2 são agora mais importantes do que há 10 anos? Qual a percentagem de mulheres activas no mercado do trabalho? Qual a situação da economia de um Estado-Membro, comparativamente com a de outros Estados?

Os princípios que regem o Eurostat são os da imparcialidade, independência e confidencialidade estatística, que constituem aliás o fundamento das estatísticas em qualquer sociedade democrática. Estes princípios sublinham a separação entre a política e a administração. O papel do Eurostat não se substitui ao dos diferentes Institutos Nacionais de Estatística, que conservam uma função de extrema importância a nível nacional. As estatísticas da União Europeia visam particularmente os processos de decisão e de avaliação a nível europeu, permitindo também as pertinentes comparações ao nível adequado (nacional ou regional).

 

As prioridades de trabalho do Eurostat são redefinidas todos os cinco anos, através do chamado programa estatístico europeu. As principais prioridades deste programa cobrem os seguintes domínios:

a) Prosperidade, competitividade, inovação e crescimento;

b) Solidariedade e desenvolvimento humano;

c) Coesão económica, social e regional, desenvolvimento sustentável e desafios demográficos;

d) Segurança; e

e) Novos alargamentos da União Europeia.

 

O Eurostat facilita às instituições e ao público em geral o acesso a um vasto conjunto de bases de dados e de publicações. Muitos destes dados podem ser obtidos directamente, através de uma simples consulta da página Internet do Eurostat.

Autor
Armando Cardoso