Europa de A a Z

Justus Lipsius > Berlaymont

O edifício Berlaymont é o mais conhecido símbolo e a sede da Comissão Europeia. O nome provém do convento das senhoras de Berlaymont, situado naquele espaço, onde funcionou, até 1960, um prestigiado colégio feminino.

Situa-se no início da Rua da Lei (rue de la Loi, ou Wetstraat), junto à Praça Schuman, no bairro europeu da cidade de Bruxelas.

Os trabalhos de construção do projeto do arquiteto Lucien de Vestel começaram em 1963.

A Comissão Europeia instalou-se no edifício em 1967, mas a construção só ficaria concluída em 1969. A necessidade de retirar o amianto que tinha sido utilizado como material isolante e antifogo, bem como a necessidade de alargamento e modernização da estrutura levaram à decisão, tomada no mandato do comissário Cardoso e Cunha (1986-93), de renovar o edifício, tarefa levada a cabo segundo projeto dos arquitetos Pierre Lallemand, Steven Beckers e Wilfried Van Campenhout, executada entre 1991 e 2004.

 

O edifício Berlaymont retomou o seu lugar de sede da Comissão Europeia, um entre vários edifícios que ela ocupa no bairro europeu e mesmo fora dele, dando espaço para a atividade de cerca de 3.000 funcionários (dos 30.000 funcionários comunitários) e recebendo diariamente mais de 700 pessoas que contactam os serviços.

O edifício tem 241.500 m² de superfície, distribuídos por 14 pisos e quatro níveis subterrâneos, a que se acede através de 42 elevadores e 12 escadas rolantes. O presidente da Comissão Europeia ocupa um espaço oval no 13.º piso.

O Berlaymont é apresentado agora como um dos edifícios europeus construídos com maiores exigências ambientais e de salubridade.

Pela forma, a uns lembra uma cruz, a outros uma estrela. Na prática, é o local de trabalho onde se iniciam os grandes projetos europeus e, em parte, se executam políticas que traduzem a influência da Europa nas nossas vidas.

Autor
Miguel Seabra
Definições relacionadas: