Europa de A a Z

Grupo de Trevi

Designou-se por Grupo de Trevi um conjunto de Ministros e Altos-Funcionários dos Ministérios da Justiça e do Interior dos Estados-Membros da União a quem é atribuída a produção das primeiras ideias e conceitos que levaram à criação do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça.

A designação justifica-se na associação à famosa fonte de Trevi. A reunião fundadora deste Grupo teve lugar em Roma e foi presidida por um Diretor-Geral holandês chamado Fonteijn (Fonte).

A criação do Grupo resultou dos debates havidos na reunião do Conselho Europeu de Roma de 1 e 2 de dezembro de 1975 sobretudo ditado pela necessidade de articular melhor os esforços de combate ao terrorismo que começava a grassar. Alguns consideram, aliás, que TREVI é a sigla de Terrorismo, Radicalismo, Extremismo e Violência Internacional.

Muitas das reflexões e de programas concebidos por este Grupo viriam a projetar-se na criação do Terceiro Pilar previsto no Tratado de Maastricht e mais tarde no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça.

Como se tratava de uma estrutura intergovernamental, não envolvia a participação da Comissão Europeia e não estava sujeito ao controlo democrático do Parlamento Europeu. O Grupo deu lugar ao Conselho JAI a partir de 1992 com o Tratado de Maastricht.

Autor
Carlos Coelho