Europa de A a Z

Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI)

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), mais conhecido pela sua sigla inglesa ICIJ (The International Consortium of Investigative Journalists), é uma rede mundial de colaboração de jornalistas, organizada com o objetivo de potenciar a investigação conjunta de vários profissionais e a mobilização de vários meios de comunicação social na divulgação das histórias produzidas, com base nos resultados das investigações.

O ICIJ foi fundado em 1997 sob a égide do Centro para a Integridade Pública (The Center for Public Integrity – https://www.publicintegrity.org/), uma organização norte-americana fundada em 1989, sem fins lucrativos, que promove o jornalismo de investigação sobre matérias de corrupção, abuso de poder e transparência das entidades públicas e privadas. O fundador de ambas as estruturas foi Charles Lewis, que antes de fundar o ICIJ era jornalista no prestigiado programa 60 Minutos (60 Minutes) da estação de televisão norte-americana ABC.

Este consórcio compreende, hoje, mais de 190 jornalistas de 65 países diferentes, entre os quais se conta Portugal. Funciona com equipas multinacionais, apoiadas por advogados, técnicos informáticos e investigadores com o objetivo de reunir o máximo de informação, através do cruzamento de fontes. O financiamento é assegurado por um conjunto de fundações (maioritariamente norte-americanas) e por apoios privados, onde se destaca o empresário australiano Graeme Wood.

Ao longo dos anos, o ICIJ abordou temáticas tão diversas como o contrabando de tabaco por empresas multinacionais e por organizações criminosas, os cartéis militares privados ou a atividade de lóbistas de interesses ligados às alterações climáticas. Contudo, as investigações mais mediáticas referem-se à divulgação de escândalos financeiros como o LuxLeaks, o SwissLeaks, o Panama Papers ou o Bahamas Papers: os primeiros, relativos a acordos secretos de grandes empresas com as administrações fiscais do Luxemburgo e da Suíça, respetivamente, de forma a reduzir a sua tributação; e os segundos relativos à utilização de "paraísos fiscais” para ocultar fundos ou branquear capitais.

Os jornalistas que integram o ICIJ já ganharam vários prémios pelo seu trabalho no jornalismo de investigação. O próprio Consórcio criou os Daniel Pearl Awards, que visa reconhecer o mérito de trabalhos jornalísticos deste género. À data, este prémio já não é atribuído.

Autor
André Machado
Definições relacionadas: