Nossa Europa - Plataforma de Cidadania
Eurocéptico > Europa da Liberdade e da Democracia Directa, Grupo
O Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta (em inglês: Europe of Freedom and Direct Democracy, com a sigla EFDD, pela qual é conhecido) é um dos oito grupos políticos constituídos no Parlamento Europeu, tendo sido o penúltimo a ser fundado, no início da legislatura 2014-2019. Este grupo já havia sido fundado na legislatura anterior (com a designação inglesa EFD – Europe of Freedom and Democracy), mas as constantes alterações à sua composição (com saídas de membros para outros grupos políticos e inscrição de membros entre os deputados não inscritos), bem como a não reeleição de vários deputados da legislatura 2009-2014, levaram a que tivesse de ser refundado no novo quadro parlamentar.
Atualmente, o EFDD conta com 46 deputados de 8 Estados-Membros, a saber: 22 deputados britânicos (UKIP – United Kingdom Independence Party) 17 deputados italianos (Movimento 5 Stelle), dois deputados suecos (Sverigedemokraterna), um deputado da República Checa (Strana svobodných obcanu), uma deputada da Alemanha (Alternative für Deutschland), uma deputada francesa (independente), um deputado lituano (Partija Tvarka ir teisingumas) e um deputado polaco (KORWiN). O grupo é copresidido pelo italiano David Borrelli (Movimento 5 Stelle) e pelo britânico Nigel Farage (UKIP).
Este grupo político, marcadamente anti-integração europeia, compreende na sua carta programática o princípio de recusa de mais integração europeia e de exigência de realização de referendos nos Estados-Membros aos tratados e à permanência na UE, conforme aconteceu no Reino Unido, em junho de 2016. Reclama-se do respeito pela Democracia, História, tradições e valores culturais da Europa, o respeito pelas diferenças e interesses nacionais e opõe-se ao aprofundamento da integração europeia «que exacerbaria o atual défice democrático e a estrutura política centralista da UE», preferindo a mera cooperação entre os Estados soberanos Europeus. Trata-se de um grupo marcadamente eurocético, que tem desferido contundentes ataques contra as instituições europeias.