Europa de A a Z

Garantia Jovem

 

A União Europeia instituiu a Iniciativa Emprego Jovem (IEJ) que foi apresentada pela Comissão Europeia e aprovada pelo Conselho Europeu em Junho de 2013. Uma das propostas europeias que constam na IEJ é o Programa Garantia Jovem que tem como objectivo combater o desemprego jovem nas regiões onde a taxa de desemprego jovem supere os 25%. No caso de Portugal, todas as regiões serão beneficiárias do Programa em causa.

O Programa Garantia Jovem éassim um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após um jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja disponibilizada uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. No entanto, tem como objectivo oferecer aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para melhorarem as suas qualificações académicas e estarem em contacto com o mercado de trabalho.

Com uma dotação orçamental europeia de 8 mil milhões de Euros (3 mil milhões de uma nova linha orçamental, 3 mil milhões oriundos do Fundo Social Europeu e 2 mil milhões provenientes das margens orçamentais), Portugal irá receber 320 mil milhões de Euros até ao final de 2016.

Esta é uma resposta clara da União Europeia para promover o emprego jovem e resolver o flagelo social que afecta mais de 6 milhões de jovens europeus, cerca de 273 mil portugueses.

Mais informação disponível em:

https://www.garantiajovem.pt


 

Autor
Luís Viegas Cardoso
Definições relacionadas: