Europa de A a Z

Dívida Pública > Dívida Externa

A dívida externa é o conjunto dos compromissos financeiros acumulados e assumidos por um País: pelo Estado, pelas empresas públicas e privadas, pelo sistema financeiro, e pelos residentes (independentemente da sua nacionalidade) face ao Resto do Mundo num determinado momento (no caso do Estado, conta apenas para este efeito a dívida pública externa e não, naturalmente, toda a dívida pública).

A dívida externa pode ser contabilizada em termos brutos ou líquidos. A dívida externa bruta resulta da soma dos passivos acumulados face ao exterior (as responsabilidades). A dívida externa líquida é também designada como Posição Líquida de Investimento Internacional (PLII), e corresponde à diferença entre os activos acumulados sobre o exterior (disponibilidades) e os acima referidos passivos acumulados face ao exterior.

A dívida externa é habitualmente apresentada em função do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.

No caso português, as estatísticas da dívida externa são publicadas pelo Banco de Portugal, com uma periodicidade trimestral.

No final de Dezembro de 2012 Portugal registava uma dívida externa bruta de 290.5% do PIB e uma PLII de -116.1% do PIB, o que significava que os passivos acumulados sobre o exterior excediam os activos nesta proporção do PIB.

Autor
Miguel Frasquilho
Co-Autor(es)
Miguel Malaquias Pereira
Definições relacionadas: