Nossa Europa - Plataforma de Cidadania
EIT (European Institute of Innovation and Technology ) > Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)
Localizado em Budapeste, o EIT tem por objectivo promover a inovação de vanguarda, a nível mundial, através da colaboração entre todos os participantes no «triângulo do conhecimento» no seio de Comunidades do Conhecimento e Inovação (CCI). Pela primeira vez, todas as partes interessadas na cadeia de inovação – indústria, ensino superior, institutos de investigação e de tecnologia e empresas – se unem em torno de um objectivo comum: um impacto social e económico positivo para a Europa, que será avaliado em termos de criação de novas actividades nas indústrias existentes e de PME, criação de novas empresas, criação de postos de trabalho e educação, e desenvolvimento de uma nova geração de empresários.
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) vem criar uma nova forma europeia de promover o crescimento económico, mediante a abordagem dos grandes desafios globais e sociais, nomeadamente comunicação acessível, aprovisionamento energético sustentável e ambiente em boas condições de habitabilidade. Trata-se de abordagens inovadoras que ajudarão as indústrias europeias existentes e as PME a prosperar, ao mesmo tempo que gerarão novas empresas, actualizarão as competências, criarão novos postos de trabalho e desenvolverão um novo e estimulante talento empreendedor. A actual crise económica serve apenas para reforçar a oportunidade desta iniciativa.
A participação das empresas é crucial, já que a falta de investimento das empresas na investigação e desenvolvimento explica, por exemplo, quase 85% do fosso existente entre a UE e os EUA. A longo prazo, o EIT ajudará a promover a investigação e o desenvolvimento na Europa, reduzirá as diferenças de investimento por parte das empresas e contribuirá para a realização do objectivo fixado pelos próprios Estados-Membros de afectar 3% do PIB ao sector da I&D.
O EIT não trabalha isoladamente, mas procura rentabilizar e promover laços estreitos com iniciativas comunitárias actuais e futuras. O enfoque do EIT no impacto resultou numa concentração de actividades em centros de co-localização, numa forte valorização da direcção das CCI, em abordagens simples e numa forte ênfase no empreendedorismo e na formação para o empreendedorismo.