Europa de A a Z

Programa Operacional

Os objetivos e a atuação dos Fundos Estruturais e de Investimento Europeus (FEIE) durante o período de programação 2014-2020, são realizados no âmbito de um sistema de programação plurianual, organizado em várias fases, que incluem a identificação das prioridades, a previsão do financiamento e o estabelecimento de um sistema de gestão e controlo. O documento de enquadramento geral desse processo de programação é o Acordo de Parceria (em Portugal este Acordo é conhecido com a designação de "Portugal 2020”), que é implementado através de Programas Operacionais.

Cada Programa Operacional abrange o período compreendido entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2020, tendo sido elaborado pelo Estado-Membro e posteriormente aprovado pela Comissão Europeia. Na sua apreciação das propostas de Programas Operacionais, a Comissão analisou se os mesmos se enquadram e contribuem para os objetivos e as prioridades previamente estabelecidos pelo Acordo de Parceria.

 

Cada Programa Operacional inclui, entre outros elementos:

– A estratégia do Programa, com vista a contribuir para a estratégia da União para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a coesão económica, social e territorial;

– A justificação da dotação financeira que lhe é atribuída;

– Uma descrição (e respetiva justificação) das prioridades de ação que são escolhidas;

– Um plano de financiamento plurianual, compreendendo a dotação financeira anual prevista para a participação dos Fundos e para o financiamento nacional;

– As disposições de execução do Programa Operacional, incluindo uma descrição dos sistemas de gestão, pagamento, acompanhamento e avaliação.

 

De uma forma geral, estes Programas podem ser elaborados para uma região específica ou para dar resposta a um objetivo transversal temático, de carácter nacional (por exemplo, o ambiente). Em Portugal, e no decurso do período 2014-2020, estão a ser implementados os 16 seguintes Programas Operacionais:

• 4 Programas temáticos:

– Capital Humano;

– Competitividade e Internacionalização;

– Inclusão Social e Emprego; e

– Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

• 5 Programas regionais para o Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve);

• 2 Programas para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;

• 1 Programa Operacional de "Assistência Técnica”;

• 3 Programas de Desenvolvimento Rural (Continente, Açores e Madeira);

• 1 Programa para Assuntos Marítimos e das Pescas.

Autor
Armando Cardoso