Nossa Europa - Plataforma de Cidadania
Poettering, Hans Geert
Hans-Gert Pöttering foi membro do Parlamento Europeu, de que foi Presidente de 2007 a 2009.
Nasceu em Bersenbrück, na Baixa Saxónia (República Federal da Alemanha). É filho de um soldado morto nos últimos dias da II Guerra Mundial. Licenciado em Direito, Ciências Políticas e História pela Universidade de Bona, estudou também nos EUA (Columbia University) e na Suíça (Instituto de Altos Estudos Internacionais). Em 1974, doutorou-se na Universidade de Bona, apresentando uma tese sobre a política de defesa do governo federal alemão de 1955 a 1963 e a estratégia militar dos EUA.
Em 1979, veio para Bruxelas para o Parlamento Europeu, eleito deputado pelo círculo de Osnabrück, Emsland e Ostfriesland e, desde então, renovou o mandato ininterruptamente até 2014.
Católico, tem cultivado uma relação seguida com o Vaticano, primeiro como Presidente do Grupo do PPE-DE em seguida como Presidente do Parlamento Europeu. Patrocinou, enquanto Presidente do Grupo do PPE-DE, um importante fórum de diálogo político com várias igrejas – católica, protestantes, ortodoxas, muçulmana – e com personalidades representativas como o Dalai Lama.
Hans-Gert Pöttering é um político moderno, com convicções marcadas e com um posicionamento ideológico moderado. Atento, aberto ao diálogo, procura a eficácia no pragmatismo.
De 1984 a 1994, foi Presidente da Subcomissão "Segurança e Desarmamento” do Parlamento Europeu. Entre 1994 e 1996, foi relator-coordenador do grupo de trabalho "Conferência Intergovernamental de 1994” do Partido Popular Europeu e do Grupo do PPE-DE. As suas propostas foram adotadas como documento de base, por uma grande maioria, no Congresso do PPE em Madrid, em novembro de 1995. Este documento viria a representar a posição do PPE relativamente ao tratado de Amesterdão. Liderou também o grupo de trabalho do PPE e do Grupo do PPE-DE sobre o "Alargamento da União Europeia (1996 – 1999)”.
Foi, durante sete anos e meio (1999 a 2007), Presidente do maior grupo político do Parlamento Europeu. Construiu, numa matriz programática e posicional inovadora, as primeiras maiorias do centro e da direita no Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal direto. Conseguiu manter a unidade do grupo apesar das posições políticas muito diversas dos quase trezentos eurodeputados que congregou.
Hans-Gert Pöttering é um pró-europeu convicto e bateu-se sempre na primeira linha pelo alargamento e pelo Tratado Constitucional. Apoiou Durão Barroso na batalha pela eleição da Comissão e, quer como Presidente do Grupo do PPE-DE quer como Presidente do Parlamento Europeu, esteve sempre do mesmo lado do Presidente da Comissão.
É desde janeiro de 2010, Presidente da poderosa e influente Fundação Konrad Adenauer.