Europa de A a Z

Confederal Group of the United Left > GUE/NGL

GUE/NGL é a abreviação de Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL). Este grupo político integra 52 Deputados ao Parlamento Europeu de 14 Estados-Membros e 19 partidos políticos diferentes, entre eles o Bloco de Esquerda (Marisa Matias) e o Partido Comunista Português (João Ferreira, Miguel Viegas e João Pimenta Lopes).

Por altura do quarto mandato parlamentar (1994) numa tentativa de reunir todas as forças de esquerda, não socialistas, existentes no Parlamento Europeu nasceu este grupo (Confederal Group of the United Left). Em 1995 os partidos de Esquerda Finlandês e Sueco mais o Partido Socialista Dinamarquês formam a Esquerda Nórdica Verde, componente do grupo. Nesse ano o grupo foi rebatizado de Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL).

Atualmente presidido pela alemã Gabi Zimmer, o GUE/NGL não tem grande peso na arquitetura parlamentar facto que se justifica por um lado pelo número reduzido de Membros que o integra, por outro lado pelas suas políticas, consideradas por alguns, de «eurocéticas».

Todavia, o GUE/NGL afirma-se "firmemente empenhado na integração europeia, embora de uma forma diferente do modelo existente” querendo "ver uma outra Europa, sem o défice democrático que o Tratado de Maastricht, serviu para confirmar e livre das políticas monetaristas neoliberais que o acompanharam”. Em matéria de segurança europeia defende «o reforço da CSCE, dotando esta organização com instrumentos apropriados à resolução dos problemas de segurança comuns, dissolvendo estruturas como a NATO ou a UEO».

Autor
José Luís Fernandes
Co-Autor(es)
Pedro Paulos e Cruz