Nossa Europa - Plataforma de Cidadania
Clube Crocodilo
As primeiras eleições diretas do Parlamento Europeu, realizadas em 1979, constituem um marco essencial no processo da construção europeia. As consequências políticas foram imediatas: a assembleia representativa, legitimada pelo voto popular, vai assumir um papel de liderança no debate político.
O Clube Crocodilo nasceu em 1980 e reuniu um grupo de nove deputados europeus, com os dentes bem afiados, que com os seus debates e iniciativas procuraram colaborar, através do Parlamento Europeu, na reforma institucional que se veio a traduzir no Ato Único Europeu (1986).
Inspirador e líder do Clube foi o deputado italiano Altiero Spinelli. Ativista, fundador do movimento federalista europeu, viria a ser relator-coordenador do relatório do Parlamento Europeu sobre um projeto de revisão dos tratados.
Os outros membros fundadores foram Stanley Johnson (conservador), Brian Key e Richard Balfe (socialistas), os democratas-cristãos Paola Gaiotti de Biase, Karl von Wogau e Hans August Lücker, o comunista Silvio Leonardi e o liberal Bruno Visentini. O clube pretendia-se «interpartidário e multinacional», aberto à participação de todos os deputados defensores da necessidade de uma reforma política europeia de grande dimensão. O nome do clube deriva do restaurante em que aqueles eurodeputados se reuniam, um dos mais antigos e conceituados (e caros) de Estrasburgo.