Nossa Europa - Plataforma de Cidadania
Centro Comum de Investigação
O Centro Comum de Investigação, conhecido em inglês como Joint Research Centre (JRC), é a fonte de aconselhamento científico independente da Comissão Europeia. A sua missão é fornecer evidência de teor científico, como suporte às decisões tomadas e ao longo das várias fases do ciclo de construção das iniciativas legislativas e recomendações da União Europeia.
O JRC está dividido em sete unidades de investigação, dispersas por cinco Estados-Membros – nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda e Itália.
O trabalho desenvolvido tem duas componentes: uma ligada à energia e segurança nuclear e outra independente de tal dimensão. Enquanto a primeira é financiada pelo programa de investigação e formação EURATOM, a segunda está encaixada no contexto do Horizonte 2020 tendo como prioridade o "apoio técnico e científico às políticas da União, com foco claro no cliente, ao mesmo tempo que responde e age de forma flexível a novas necessidades e políticas públicas".
Os principais clientes são as Direcções-Gerais que compõem a Comissão Europeia, apesar de entidades como o Parlamento Europeu, o Conselho, Agências ou instituições dos Estados-Membros também recorrerem aos serviços do JRC.
Recentemente, foi criado, no seio do JRC, um "Science Hub". Este contém o conhecimento produzido pelo JRC, sendo a plataforma por excelência para a partilha de todas as actividades conduzidas pelos vários institutos que a compõem em toda a Europa.
A visão para o futuro deste hub é que este integre toda a informação (bases de dados, ferramentas, actividades, laboratórios, etc) proveniente dos serviços da Comissão Europeia e relacionada com Ciência, respeitando sempre a política de acesso aberto.
O orçamento anual global corresponde, sensivelmente, a 330 milhões de euros, numa equipa composta por cerca de 3000 pessoas. A supervisão desta estrutura está a cargo do Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, cargo presentemente desempenhado pelo Comissário húngaro, Tibor Navracsics.