Europa de A a Z

Carlos Magno, Prémio > Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude

O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude distingue projetos de jovens ou grupos de jovens europeus sobre o desenvolvimento e a integração da União Europeia e a construção da identidade europeia. Para o efeito, o júri nacional (constituído, pelo menos, por dois Deputados ao Parlamento Europeu) e o júri europeu (constituído por três Deputados ao Parlamento Europeu, representantes da Fundação do Prémio Carlos Magno e pelo Presidente do Parlamento Europeu) considera projetos que incidam sobre a promoção do valor do entendimento a nível europeu e internacional, fomentem um sentido partilhado de identidade e de integração europeias e que apresentem modelos (exemplos práticos) de vivência em comunidade, entre os europeus.

 

Este prémio, atribuído desde 2008 pelo Parlamento Europeu e pela Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen, é aberto a candidaturas de jovens e grupos de jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, cidadãos de Estados-Membros da União Europeia. No total, são premiados 28 projetos, um por cada Estado-Membro da UE, sendo que três desses projetos são distinguidos com os prémios europeus. A maioria dos premiados, ao longo dos anos, têm sido projetos ligados a intercâmbios para jovens, à organização de eventos desportivos, culturais e artísticos europeus e a iniciativas "em linha” sobre a Europa.

 

Os vencedores dos prémios nacionais são convidados a visitar Aachen (Alemanha) para participar num conjunto de iniciativas sobre os seus projetos e para a atribuição do Prémio para a Juventude, dois dias antes da quinta-feira da Ascensão, dia em que é atribuído o prestigiado Prémio Internacional Carlos Magno da cidade de Aachen. Os vencedores dos prémios europeus, além do valor monetário, têm a oportunidade de visitar as instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas ou Estrasburgo.

Na edição de 2016, o Prémio Carlos Magno distinguiu um projeto de integração de refugiados e de consciencialização para a crise migratória (InteGREAT, Itália), a criação do jogo de mesa "Procurando Carlos Magno” (Grécia) e a organização de uma conferência internacional sobre o futuro da União Europeia (Conselho Europeu da Juventude, Reino Unido). Nesta edição, Portugal premiou no Juri integrado pelo Deputado Carlos Coelho, a nível nacional o European BEST Engineering Competition, uma organização que envolveu jovens de 87 universidades de 32 países diferentes.

Autor
André Machado