Europa de A a Z

Visegrado, Grupo de

Designa-se por Grupo de Visegrado (V4) o grupo formado pela Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia. O Grupo formou-se em 1991 na cidade húngara de Visegrád e visava estimular a cooperação entre os países com vista à sua integração na União Europeia, o que viria a acontecer em 2004. Os laços económicos levaram à criação em 1999, em Bratislava, do Fundo de Investimento Internacional de Visegrád. Além do plano da cooperação política (tendo em vista a adesão à UE) e económica, acordou-se estabelecer parcerias estratégicas nas áreas energética, militar e científica. A cidade de Visegrado foi escolhida por ter sido palco no séc. XIV de acordos comerciais entre os reis da Hungria, da Polónia e da Boémia (atualmente, parte do território da República Checa).

Depois da sua adesão à União Europeia, o Grupo manteve iniciativas e reuniões partilhando estratégias e pontos de vista. Recentemente, têm mantido uma posição reticente quanto às políticas da União de acolhimento de refugiados e dois dos seus membros (Hungria e Eslováquia) recorreram ao Tribunal de Justiça da União Europeia para colocar entraves às decisões do Conselho, nomeadamente as relativas ao mecanismo de recolocação de refugiados.

A Presidência do Grupo de Visegrado é exercida por um dos Estados-Membros, durante um ano, segundo um programa de trabalhos aprovado pelos quatro países. Além das suas posições comuns no contexto da União Europeia, o Grupo de Visegrado mantém relações de cooperação com outras estruturas regionais como o Benelux ou o Conselho Nórdico.

Autor
Carlos Coelho
Definições relacionadas: