Europa de A a Z

Prémio da União Europeia para a Literatura

O Prémio da União Europeia para a Literatura, instituído em 2009 pela Comissão Europeia, é uma iniciativa que pretende, anualmente, distinguir os melhores autores emergentes dos 36 países participantes no Programa Europa Criativa 2014-2020 (Estados-Membros da UE, Países Candidatos à adesão, Islândia e Noruega).

Os objetivos principais do prémio são: promover a criatividade e a diversidade literária da Europa; divulgar os autores contemporâneos europeus; apoiar o comércio transfronteiriço de livros; e promover um maior interesse na publicação, venda e consumo de literatura não nacional nos países participantes.

A organização do prémio está sob a alçada de um consórcio de gestão que junta a Comissão Europeia e três organizações europeias, a saber: a European Booksellers Federation, o European Writers’ Council e a Federation of European Publishers. Cabe a este consórcio de gestão nomear os júris nacionais para os 12 países participantes de cada ano (o prémio está organizado em três ciclos anuais para cada país estar presente a cada três anos no painel de premiados). Cabe à Comissão Europeia estabelecer os critérios de avaliação, sendo que há três critérios fixos: o autor deve ser cidadão nacional de um país participante do prémio, deve ter publicado entre 2 a 4 livros de ficção e o livro premiado não pode ter sido editado há mais de 5 anos, no momento da atribuição da distinção.

 

Portugal participou em três ciclos deste prémio, tendo sido premiados os autores:

•  Dulce Maria Cardoso, em 2009, com o livro "Os Meus Sentimentos".

•  Afonso Cruz, em 2012, com o livro "A Boneca de Kokoschka".

•  David Machado, em 2015, com o livro "Índice Médio de Felicidade".

 

A cerimónia de atribuição dos prémios decorre, normalmente, em Bruxelas, com a presença da Comissão (que se faz representar pelo Comissário com o portfolio da Cultura), do Parlamento Europeu (que se faz representar por um Vice-Presidente) e pelo Conselho de Ministros (que se faz representar, quando marca presença, pelo Ministro da Cultura do país que exerce a presidência rotativa).

Autor
André Machado
Definições relacionadas: