Europa de A a Z

Parceria entre a UE e a ONU

Todos os Estados-Membros da União Europeia são membros da ONU. Ambas as organizações partilham os mesmos valores e objetivos de contribuir para a paz e segurança internacionais, de promover os Direitos Humanos e o Estado de Direito e de garantir o bem-estar dos povos.

A União Europeia tem o estatuto de observador junto das Nações Unidas e juntas têm desenvolvido uma parceria cada vez mais dinâmica e ampla em que os compromissos políticos se têm transformado em ações concretas. Desde 1 de dezembro de 2009 a representação da UE junto das Nações Unidas é assegurada pela Delegação da União Europeia, sob a autoridade da Alta Representante para os Assuntos Externos e Política de Segurança. E um dos objetivos centrais da política externa da União é o desenvolvimento de um sistema multilateral eficaz com a ONU forte no centro.

A ação da União em colaboração com as Nações Unidas desenvolve-se mormente em dois planos: o nível político e o nível operacional. A nível político a parceria traduz-se num trabalho conjunto de promoção de padrões e valores cada vez mais avançados, com a UE a desempenhar um papel relevante no desenvolvimento e implementação de Convenções e Protocolos da ONU e participando nas conferências globais das Nações Unidas. Neste momento a UE é parte de mais de 50 tratados multilaterais da ONU.

A nível operacional a ação conjunta tem maior expressão nas áreas do desenvolvimento, assuntos humanitários e prevenção e reconstrução pós-crise. Em 2009, por exemplo, a Comissão Europeia e os Fundos, Programas e Agências Especializadas das Nações Unidas trabalharam em conjunto em mais de 100 países. Nesse mesmo ano, os novos acordos assinados representaram cerca de 1,2 biliões da Comissão a ser aplicados pela ONU.

A parceria UE-ONU apoia países e comunidades por todo o mundo prestando assistência humanitária, ajudando-os a recuperar depois de conflitos e desastres naturais, a prevenir crises, a garantir a segurança alimentar e serviços sociais essenciais, a construir sociedades democráticas e mais justas e a promover um desenvolvimento mais sustentável.

Autor
Mónica Ferro